domingo, 11 de abril de 2010

Verônika Decide Morrer

O livro conta a história de Veronika, uma jovem eslovena, que não aceita a idéia de viver uma vida sem sentido.No livro ela mesma conta que não tem motivos para não gostar da vida, era bonita e agradava os rapazes, teve uma boa infância, pais que gostavam dela, um bom emprego, mas não aguentava a idéia de ter que viver sempre as mesmas coisas, a mesma rotina todos os dias...Como já citei em um post anterior....viver uma vida como se fosse um livro já lido, e que você já conhece o final...Então Veronika decide se matar com uma overdose de calmantes. O suicídio fracassa. Veronika é internada em um asilo para loucos. Atendida pelo médico, é informada que não terá mais que sete dias de vida, e provavelmente, morrerá internada. A notícia, na verdade, revela-se um engodo do médico, que faz de Verônica uma cobaia para uma tese sua: De que o temor da morte a fará encarar a vida de outra forma, e que sua insanidade seja curada. O transcorrer da narrativa, com a vida da protagonista se misturando a outras personagens, faz com que a tese do médico mostre-se eficaz, uma vez que Veronika recupera seu amor à vida e foge da instituição com outro paciente.

Dentro da instituição, ela conhece vários personagens, onde podemos observar a natureza humana em seus devaneios...Uma loucura sensta...o medo de ser quem é perante os outros, com medo de ser julgado diferente...

Paulo Coelho inspira-se na sua própria experiência de vida, vivida aos 17 anos, idade em que também esteve internado numa clínica. Mas não com a intenção de fazer uma auto biografia.


é um ótimo livro para ler, mesmo muitas pessoas criticando o Paulo Coelho, esse, em especial, deveria pelo menos ser lido para tentar mudra um pouco o conceito desses charlatões.

Um comentário:

  1. Achei muito legal....vou tentar ler...se a preguiça deixar....rsrrsrsr

    ResponderExcluir