Bom humor...e umas boas risadas curam tudo.Pode ser que não as dores físicas, mas com certeza as da alma.
E um trabalho que admiro muito, é os dos já bem conhecidos Doutores da Alegria.
História:
Informações históricas
Em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentava-se numa comemoração num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianças internadas que não puderam participar do evento. Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas. Essa foi a semente da Clown Care Unit™, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque.
Em 1988 Wellington Nogueira passou a integrar a trupe americana. Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren). Os preparativos deram um trabalho danado, mas valeu: em setembro daquele ano, numa luminosa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início nosso programa.
Informações técnicas
Nossa missão é ser uma organização proeminentemente dedicada a levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço, nutrindo esta forma de expressão como meio de enriquecimento da experiência humana.
Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que realiza cerca de 75 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.
Para interessados:
O Programa de Formação em Palhaço para Jovens, realizado desde 2004 pelos Doutores da Alegria na cidade de São Paulo, oferece formação artística gratuita com foco na máscara do palhaço para jovens de 17 a 23 anos, promovendo inclusão social.
Para os Doutores da Alegria, o trabalho com os jovens tem sido uma experiência rica, que valida o potencial de mobilização sócio-cultural da linguagem do palhaço dentro e fora dos hospitais.
O programa tem duração de dois anos, com aulas diárias de disciplinas como História do Teatro e do Circo no Brasil, Expressão Corporal, Cultura Popular, Música, Improvisação, Jogo Teatral, Commedia Dell’Arte, Palhaço e Elaboração de Projetos Culturais/ Sustentabilidade.
Ao final do programa, os jovens participam da criação, concepção e montagem de um espetáculo que circula pelas regiões em que vivem, além de outros teatros e centros culturais da cidade de São Paulo.
O processo seletivo normalmente é aberto a cada dois anos, sempre no primeiro ou no segundo mês do ano. Os critérios para a participação no processo seletivo são: ter entre 17 e 23 anos, pertencer a uma família com renda per capita até 3 salários mínimos e ter concluído ou estar cursando o segundo grau/ ensino médio.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: só receberemos inscrições quando o próximo processo seletivo for aberto. Acompanhe as Novidades pelo nosso site e pela Gazeta dos Doutores da Alegria.
Mais em:
http://www.doutoresdaalegria.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário